Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória, Consultorias e Palestras

Neymar é um péssimo jogador...

Você está treinando no lugar errado e isso não te faz prosperar.

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Blog

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Quer saber por que o Neymar é um péssimo jogador? E o que isso tem a ver com a sua vida?

Então fica comigo e descubra o que fazer para ter o reconhecimento profissional e pessoal que tanto busca.

Vamos lá, bonitão, bonitona. Primeiro, imagine que você é apontado pelas outras pessoas como um dos melhores em sua área, assim como o Neymar, reconhecido por muitos como um dos melhores jogadores de futebol do mundo e eu digo que não é.

Mas calma, calma, deixa eu terminar o meu raciocínio, rs... Estou aqui para dizer que o “menino Ney” é um péssimo jogador, no gol... Agora faz sentido pra você não é mesmo? Parece óbvio.

E por que eu quis passar este exemplo tão óbvio? Porque vejo que tem muita gente se preocupando demais em aprimorar os seus defeitos, ou como outros dizem, os seus pontos de melhoria. Ao entrarmos no mercado de trabalho, somos bombardeados com a pressão do dia a dia para nos mantermos empregados, fazer faculdade, curso técnico, ampliar networking, aprender idiomas, informática, entender o que faz o setor ao lado, saber o serviço do coleguinha, enfim, uma série de coisas para aumentar a nossa empregabilidade.

Se você é uma destas pessoas que se vê pensando: “Nossa, eu não sou bom nisso, preciso aprender”; ou “Caramba, o fulano é assim e eu não sou, preciso ser como ele”; e por ai vai, é bem provável que você não esteja tendo o reconhecimento que deseja e sabe por que? Por que você não está fazendo o óbvio, você não treina onde você já é bom, para se tornar excepcional. Você gasta tempo com áreas que não te levam ao topo, resolvendo problemas que não são seus, você é um jogador de linha, treinando no gol.

Vamos voltar ao exemplo do Neymar, imagine se ele perdesse tempo, dando ouvidos para as pessoas que dizem que ele precisa treinar no gol, na defesa, na lateral. Se ele não soubesse onde ele é bom, possivelmente seria apenas mais um jogador comum.

Não estou dizendo que você deva fazer apenas o que gosta, mas que você saiba ao menos, onde você é bom, onde você é diferente dos outros, se atente aos feedbacks que recebe, talvez não esteja dando o devido valor, porque pra você é normal, nem sempre acredita nos elogios recebidos, porque pra você, esta sua característica é óbvia demais.

E aí, que está o grande erro, você passa a treinar, gastar seu tempo, sua energia nos setores que não lhe tornarão excepcional, muitas vezes, te tornarão apenas mediano, agora pense comigo, como você estará no próximo ano por exemplo, se passar a se dedicar, treinar, gastar energia naquilo que já te elogiam, imagine na proporção que pode chegar.

Nem sempre, precisa estar ligado ao trabalho esta sua competência, mas como qualidade de vida, certamente vai te livrar do estresse, vai te trazer paz, harmonia e uma vontade muito maior de viver, principalmente ao perceber como isso fará bem aos que se importam contigo, te vendo bem.

Por exemplo, têm pessoas que gostam de cantar, sabem que isso faz um bem enorme a elas e aos que têm o privilégio de ouvir sua voz, mas não querem trabalhar com isso, como elas treinam? Cantando na igreja toda semana, por exemplo. Outras que são ótimas em culinária, estão sempre aproveitando uma oportunidade para cozinhar na família ou para os amigos. E por aí, vai... Se você assim como eu, gosta de se expor ao público, quer treinar a sua comunicação, treine se expondo o máximo possível, aproveitando as oportunidades de falar em público, mesmo que seja num aniversário, na hora de cantar o “parabéns pra você”, cante com vontade, pare de dublar, se possível, “puxe você o parabéns”.

Minha dica com este artigo é que você passe a treinar constantemente a sua área, o seu talento, o seu diferencial, para se tornar referência, para não deixar dúvida quando mencionarem determinado assunto, que seu nome seja o primeiro a lembrarem. Mas para isso acontecer, começa contigo, é você que analisa o que faz bem, que percebe o que já disseram pra ti e decide se aprimorar nesta área, aí sim, com o tempo, tal qualidade ficará ainda mais perceptível aos outros, é fazer de propósito o que você já faz de maneira natural.

Por fim, confie em você, em sua competência, claro, mantendo a humildade, cabeça no lugar, nada de arrogância, mas segurança. Por mais que pareça estranho, não tenha vergonha de ser melhor que outros em algumas áreas, isso é perfeitamente natural.

Te convido a pensar sobre isso, valorizar mais estes pontos e treinar a cada dia. Certamente, mudando a forma de agir, se aprimorando, ajudará ainda mais pessoas e isso trará a você uma fantástica sensação de “dever cumprido”, de se sentir útil, fora os elogios e reconhecimento pessoal e profissional que certamente aumentarão. Aproveite as oportunidades que virão e desfrute de uma qualidade de vida merecida.

 

Gostou do artigo? Continue no blog, minha sugestão é que leia agora: "Seja um profissional CAFÉ".

 

Ah, outra coisa, recentemente lancei o meu curso de oratória (on line): "Fale em Público Já!" e LIBEREI 2 aulas grátis.

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO ÀS AULAS GRÁTIS.

 

Eu fico por aqui, forte abraço e sucesso.

Gustavo Guimarães.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: