Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória, Consultorias e Palestras

O que é Comunicação Assertiva?

Confira também algumas dicas sobre o assunto.

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Blog

O que é Comunicação Assertiva?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, tudo bem contigo? Você já ouviu a expressão: Comunicação Assertiva? Já se perguntou se voce tem ou não tem, ou ainda, o que é isso que tantos falam ultimamente?

Bom, fique tranquilo, falarei aqui de forma bem objetiva e passarei 3 dicas para que possa colocar em prática ainda hoje.

Embora seja mais comum ouvirmos à respeito do assunto, quando nos referimos ao desenvolvimento profissional, nos atentarmos para uma comunicação eficaz, pode auxiliar e muito também, nossas relações pessoais.

Para começar, vamos nos basear no que está no dicionário.

"Significado de assertivo - Que possui uma afirmação categórica; afirmativo.

Cuja validade da declaração que, sendo positiva ou negativa, é completamente assumida pelo locutor, declarativo.

Que expressa segurança ao agir, que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras" (Dicio - Dicionário Online de Português - www.dicio.com.br/assertivo)

Agora sim, vendo a definicação da palavra, fica mais fácil entendermos que uma "comunicação assertiva" não significa falar bem ou falar corretamente, como muitas pessoas pensam, tem a ver com a forma que se comunica.

Independente do conteúdo, ou seja, você pode falar corretamente, passar informações verdadeiras e não demonstrar assertividade em sua fala, como também, pode ser profundamente assertivo falando "um monte de asneiras" rs. Creio que a partir de agora você já consiga pensar em algumas pessoas que se enquadram nesta questão não é mesmo? rs

Sabendo disso, podemos partir para algumas dicas, que te permitam falar bem para ser convincente e com conteúdo para passar credibilidade.

Dica Nº 1 - Busque mais informações

Evite ser aquela pessoa que já sai "contando a notícia" se baseando apenas pela manchete. Como já mencionei em outros artigos, não vá falar "sem base". Leia, converse com as pessoas, pergunte, leia outra vez, assista vídeos, enfim, se você precisa comunicar algo que não seja apenas uma conversa informal, de curtição, numa roda de amigos, separe um tempo para pesquisar um pouco mais e não correr o risco de ser apenas "mais um" que vai "falar por falar", isso passará a ideia que você "fez a lição de casa" e se preocupou um pouco mais antes de já sair por aí "tagarelando".

Dica Nº 2 - Seja natural

Não estou dizendo (na dica anterior), para pensar apenas na técnica e esquecer sua identidade. Ou achar que não pode errar de jeito nenhum. Aprendemos com nossos erros, fique atento a cada ponto que pode corrigir, mas não perca sua essência ao falar, sua naturalidade, pois pode passar uma imagem superficial ou que está apenas querendo agradar alguém e isso não é bom. O ideal é buscar conteúdo, se informar e falar com a mesma espontaneidade que pede 7 pães na padaria.

Dica Nº 3 - Cite a fonte (sempre que for possível)

Este é o ponto que pode aumentar a sua autoridade no processo comunicativo. Quando por exemplo você vai passar uma informação aos seus colegas de trabalho e diz que de acordo com o gestor (na última reunião) o processo passa a ser feito de outra forma, eles não acreditam apenas em você, mas saber que foi algo dito pelo chefe, aumenta a relevância do conteúdo. Quando você lê uma notícia (toda) ou assiste determinado jornal (em veículos de comunicação sérios) o mesmo acontece, pois as pessoas não vão duvidar da emissora. Se você vai ministrar uma palestra sobre um tema e cita o livro que usou como base, o efeito é o mesmo, você pode aumentar a sua capacidade de convencimento (como fiz acima ao mencionar o dicionário).

E para concluir o raciocínio, espero que possa falar, se expressar, interagir cada vez melhor, pois além das oportunidades que podem surgir, certamente tais ações também contribuirão para uma melhor qualidade de vida, ouvindo com atenção e falando de maneira eficaz.

Fez sentido pra você? Fique a vontade para comentar abaixo.

Minha sugestão é que agora veja o artigo: "O que você fala, não interessa!"

Se preferir, compartilhe com aquele ou aquela amiga que também pretende melhorar a comunicação.

Ah, outra coisa, se pretende realmente falar com confiança, AGORA MESMO, sugiro que conheça o meu método: Fale em Público JÁ!

Quero saber mais sobre o "Fale em Público Já!

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: