Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória, Consultorias e Palestras

Mais resultados pra equipe

Entenda como "dividir para somar". Veja como fazer para que seu comando ao grupo, tenha melhores resultados.

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Blog

Mais resultados pra equipe
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá amigos, tudo bem?

Se você tem um grupo ou equipe, provavelmente já se perguntou, por qual motivo, alguns de seus comandos não foram entendidos ou colocados em prática, mesmo explicando detalhadamente às pessoas envolvidas.

Bom, hoje quero te apresentar uma forma de conseguir melhores resultados com o seu time. Então, vamos lá.

Muitas vezes, ao falarmos com um muitas pessoas, mesmo explicando as tarefas de maneira tranquila ou passando os recados, os resultados demoram a aparecer, pois o tempo de entendimento do grupo, também foi maior do que o que foi pensado.

Em alguns casos, isso acontece porque certas pessoas, acreditam que "tudo bem" se elas não entenderem na hora, pois isso não vai prejudicar o processo como um todo, já que ou outros entenderam e poderão explicar depois.

Ha também situações (muito comum por sinal), que por vergonha da exposição, ninguém questiona, mesmo com dúvidas, pois se "todos" entenderam, porque "só ela" não foi capaz de compreender o recado e desta forma, como há muita gente em volta, vão embora com suas dúvidas.

Estes são apenas alguns dos exemplos. E aquele que por sua vez, passa a tarefa, faz o comunicado ou orienta a equipe, fica tranquilo, por achar que todos assimilaram o que deveria ser feito, o que não é verdade.

Em minha experiência com treinamentos, já ha mais de 13 anos, posso notar o "olhar de dúvida" de algumas pessoas ao passar uma explicação, dar um comando ou solicitar uma tarefa em alguns momentos, e também, como é mais fácil, perderem o foco durante uma explicação quando se tem muita gente junta, pois alguns acham que não estão sendo vistos e mais uma vez "tudo bem" mexer no celular, "tudo bem" uma conversa paralela e por ai vai, não se sentem parte do grupo pois acham que apenas alguns minutos desatentos não vai prejudicar em nada, o que obviamente não é verdade.

Com o tempo, pude fazer com que os resultados melhorassem, mudando um pouco da estratégia e é isso que quero compartilhar contigo que é gestor, chefe, líder, coordenador, enfim, você que lida diariamente com várias pessoas.

Quando for possível, divida o seu grande grupo em equipes, grupos menores, e ao invés de dar o recado a todos de uma só vez, fale com cada um destes subgrupos formados, mesmo que você tenha que repetir o recado, o que certamente vai lhe cansar um pouco, o nível de atenção que você terá é muito maior. Desta maneira é mais difícil que os integrantes percam o foco ou se distraiam com celulares ou conversas paralelas, pois notam que estão mais perto de você não só fisicamente, pois assim, não se sentem também tão inseguros para questionar o que não entenderam e claro também não querem correr o risco de não estarem prestando atenção e levarem uma "chamada" sua em público, já que agora são menos pessoas envolvidas e mais fácil um notar o outro, o que já não é tão simples "numa multidão" de ouvintes.

Notem que acima eu escrevi "quando for possível", porque não é simples assim, nem sempre temos este tempo para falar várias vezes, ou ainda, há momentos onde o número de pessoas envolvidas é gigantesco e ai, tal prática se tornaria inviável, e claro, há assuntos ou momentos onde os resultados esperados não são assim tão urgentes e os participantes podem indagar depois ou fazer de maneira mais tranquila a tarefa, mas ao notar que pode fazer algo mais para o desenvolvimento de sua equipe, para que os seus liderados não "quebrem tanto a cabeça" e se desmotivem ou não entreguem o resultado que espera, não pense duas vezes, coloque esta ideia em prática e veja como o clima fica melhor e a capacidade de resolução dos problemas aumenta.

Um forte abraço, sucesso e paz.

Mais conteúdos como este, fique aqui no blog. Minha sugestão é que veja agora: 3 formas de passar confiança ao grupo.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: