Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória

Liderar é conhecimento, mas...

Aqui falo um pouco sobre a importância do conhecimento aliado à prática, quando o assunto é liderança.

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Liderança

Liderar é conhecimento, mas...
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Quando falamos de liderança, é preciso saber que isso é mais que um conceito, a teoria é fundamental, a leitura então, de extrema importância.

Me lembro de uma pesquisa antiga, de aproximadamente uns 10 anos, que dizia que o brasileiro lia muito pouco, em média, 4 livros por ano, pois bem, ao pesquisar esta semana, vi que aumentamos, hoje em dia, nossa média está em 4,94 lpa (livros por ano), podemos melhorar bastante, mas vamos pensar no lado positivo, houve uma melhora, pequena, porém, uma melhora, rs...

Agora, voltando ao nosso tema sobre liderança, se você busca livros e conteúdos com este tema, que tal agora ir para a prática? Este é o segundo passo, ou seja, você leu, buscou a teoria e na sequência vai praticar as tais táticas de liderança que tem abastecido seu cérebro.

Vale a pena lembrar, que assim, como livros, revistas, conteúdos na internet de maneira geral (sites, blogs, entre outros), podem lhe ajudar demais com os resultados que pretende atingir. Só que muito mais que um conceito, como falado acima, precisamos de ATITUDE para liderar.

Desta forma, quero deixar claro que não adianta se tornar aquela pessoa que diz entender, saber muito de liderança, saber como tratar o seu grupo só porque leu determinados livros, artigos, conhece autores da área e não colocar em prática, não “ir à luta”, “não dar a cara a tapa”, achando que isso lhe transforma em líder. Isso é “balela”.

Ter o poder de liderança, não lhe torna um profissional melhor que os demais, porém, ajuda muito, pois é um perfil que cada vez mais, empresas buscam no mercado, o que aumenta a sua empregabilidade (com características como: ter um bom relacionamento, saber falar em público, raciocínio rápido, etc).

Por fim, muito mais do que pensar na teoria, é de extrema relevância colocar em prática e testar situações envolvendo a capacidade de liderar.

Luiz Gustavo Guimarães

---------------------------

E você, conhece alguém que é lê muito e faz pouco? Ou quem faz do jeito que acha o correto, mas não procura se aprimorar?

Bom, achando importante para outras pessoas, por gentileza, compartilhe já. Obrigado

Leia também LIDERANÇA e RESPONSABILIDADE e veja o que eu aprendi com o Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite 2

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: