Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória, Consultorias e Palestras

Os 3 C´s da Comunicação

Veja em 3 etapas como falar melhor, demonstrar mais resultados e ampliar seu networking.

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Blog

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Que tal, ter mais reconhecimento pelo seu trabalho? Já imaginou como se sentirá sendo mais respeitado por seus colegas de trabalho? Ou ainda, cativando as pessoas que conhece, de maneira mais rápida?

Quer saber como a comunicação pode lhe ajudar em apenas 3 passos?

Fica comigo até o fim do artigo que lhe explico quais são e como usar cada “C” para aproveitar melhor as oportunidades a sua volta, tanto para se relacionar melhor, quanto para prosperar em suas apresentações em público ou evoluir na carreira.

CARISMA

Então vamos lá, o primeiro “C” que precisa colocar em prática, para lhe abrir portas, para que a outra pessoa queira lhe ouvir é de CARISMA. Tenha bom humor, seja simpático, não se preocupe com tantas técnicas, seja o mais natural possível, sorria, mantenha uma conversa amistosa, olhe nos olhos, recepcione bem o próximo, tratando-o como uma visita esperada, como uma pessoa importante.

CONTEÚDO

Segundo item, CONTEÚDO, não vá falar sem ter base, não puxe assunto sem ter o que desenvolver, não estou falando de informação, ou seja, falar por falar, estou falando de saber do que se fala. Se for conduzir uma reunião, saiba exatamente de toda a pauta, do assunto abordado, se for conhecer alguém, no meio da conversa, compartilhe vivências, exemplos, conte histórias, nada de apenas responder perguntas ou fazê-las. Sabe aquela pessoa com quem vai conversar e o assunto rola numa boa, parece que ela conhece de tudo? Na verdade, ela tem conteúdo, sabe desenvolver uma fala, uma conversa, uma apresentação e quando não conhece do tema, ela tenta conhecer mais, questionar mais e com isso, aprende e torna o momento agradável.

CONFIANÇA

E por fim, não basta ter carisma e conteúdo, você precisa do terceiro e último “C” de Comunicação, que é a CONFIANÇA. Pode ser que algumas situações te deixem inseguro, vulnerável, mas entenda que isso é normal, se apresentar em público, ser o centro das atenções numa reunião, efetuar um venda ou conhecer novas pessoas, podem sim te causar um incômodo, é aí que muitos param, deixam de avançar, é o medo do desconhecido, é a famosa zona de conforto, o medo da rejeição, a pressão em não atingir uma meta, desconfiança em ser aceito, enfim, mas vá assim, mesmo, afinal de contas, você já se separou, o “friozinho” na barriga é normal, a vontade de sair dalí correndo também é muito comum, mas o segredo é se manter firme e forte, confiar em si mesmo e ir pra cima. Se as coisas não saírem como o planejado, maravilha, você aprendeu mais uma forma do que não fazer, mas não ficará imaginando como teria sido e nem se arrependendo de não ter tentado. Certamente aproveitando as oportunidades de se expor, tendo confiança, mesmo que você erre, se sentirá em paz e claro, quanto mais tentativas, mais resultados positivos.

Bom, bonitão, bonitona, para encerrar te convido a refletir sobre estes pontos, pensar como anda a sua comunicação hoje e em qual destas etapas você pode desenvolver-se um pouco mais. Veja se faz sentido, perceba a importância da união destes ingredientes, como carisma, conteúdo e confiança, para a receita dar certo e desfrutar de novas oportunidades.

 

Mais artigos relevantes? Continue no blog, minha sugestão é que leia agora: Neymar é um péssimo jogador..."

 

Ah, outra coisa, recentemente lancei o meu curso de oratória (on line): "Fale em Público Já!" e LIBEREI 2 aulas grátis.

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO ÀS AULAS GRÁTIS.

 

Forte abraço e sucesso!

Gustavo Guimarães.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens