Luiz Gustavo Guimarães - Curso de Oratória, Consultorias e Palestras

Slides que te derrubam

Já reparou que em determinadas apresentações os slides mais atrapalham do que ajudam? Confira estes 5 principais erros que as pessoas cometem!

Por Luiz Gustavo Guimarães dia em Blog

Slides que te derrubam
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá bonitão/ bonitona, tudo bem por aí?

Como andam as suas apresentações? Mais especificamente, como tem apresentado os seus slides ao público?

O intuito deste artigo é lhe mostrar os 5 principais erros que as pessoas cometem na elaboração do material que será projetado, prejudicando e muito, o seu discurso.

Primeiro vamos entender uma coisa, todo o material que passará em sua fala, deve servir tanto para facilitar o entendimento dos presentes, quanto para lhe auxiliar nos assuntos e sequência que irá abordar.

Desta forma, pense sempre que os slides, podem funcionar como uma "cola" para que você não se esqueça das informações a multiplicar. E claro, faça o simples, que sua apresentação será um sucesso. Conheço inúmeras pessoas que se preocupam mais com o que será projetado do que propriamente com o conteúdo, tá errado, não faça isso.

Bom, vamos lá. 

Erro número 1) Muuuuuuuuuito texto - Apresentações assim, cansam o público, as pessoas não anotam, ficam na dúvida sobre o que está escrito e o que você está falando e com isso, perdem o interesse. 

Como corrigir? Frases objetivas, tópicos ou imagens que sirvam para falar do conteúdo.

Erro número 2) Exagerar nos recursos - Há pessoas que a cada troca de tela, incluem um recurso, movimentos fora de ordem, apenas para chamar a atenção, mas sem sentido. No terceiro ou quarto quadro, os participantes já estão pensando em qual será o próximo movimento e nem se atentam mais ao motivo da reunião.

O que fazer? Usar somente quando necessário e tiver um propósito para o seu assunto.

Erro número 3) Falta de contraste - Pode parecer óbvio, mas não é. Tem gente que procura mais "combinar os tons" do que de fato se atentar que aquilo deverá ser visto pelos outros.

Então? Fundo claro, fontes e imagens escuras e vice versa, simples!

Erro número 4) Informações ruins - Não escreva coisas do tipo: "Previsão da reunião: 120 minutos", "22 maneiras de...", "O assunto 'tal" (pesado) fica para o final", ou qualquer outra coisa do tipo. Normalmente as pessoas passam a se desinteressar logo de cara, com estes tipos de mensagens.

De que maneira agir? Como num "jornal na TV", procure terminar sua fala com assuntos leves, então se tivar algum pesado, já mencione durante. Sobre o tempo da reunião, claro que deve ser falado, mas tente mencionar e não deixar escrito por muito tempo, estranhamente ler este tipo de texto, "cansa" o participante, assim como a quantidade de itens a serem discutidos, prefira apenas falar sobre. Deixe para enumerar quando o número for pequeno.

Erro número 5) Fonte pequena - Não adianta apenas usar a formatação que vem numa apresentação, se você não tem ideia do tamanho da projeção e a distância dos presentes. Se as letras forem pequenas, seu público vai reclamar e claro, perder o interesse.

Como formatar? Aumente o tamanho das letras, quando necessário.

Infelizmente ainda vejo muitos profissionais "perderem pontos" por questôes como estas. Muitas vezes se expressam bem, sabem do que estão falando, mas ou ficam nervosos na hora, porque percebem que "estão perdendo o público" (independente se a apresentação é formal ou informal), ou depois ficam um tempão se desculpando com os outros por causa dos slides, o que obviamente não deveria acontecer, já que o mais importante era fazer com que as pessoas saíssem falando sobre o conteúdo e não sobre os erros de cada tela.

Bom, eu fico por aqui, espero ter agregado e caso tenha gostado, além de compartilhar com os amigos, você pode continuar no blog para a leitura de outros conteúdos como este. Minha sugestão é que leia agora: "Como fazer um Roteiro Relâmpago."

Você também pode aproveitar e baixar agora gratuitamente o e-book que preparei para falar em público com segurança, o "Fale em Público Já!"

clique aqui e baixe grátis o e-book

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: